COMPRAR LIVRO DE LARA LUNNA

Clique aqui.

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Primeiro dicionário gay é lançado no Brasil

Aurélia, a dicionária da língua afiada é o primeiro dicionário de expressões gays do Brasil. São 1,3 mil verbetes que refletem a cultura gay e lésbica, catalogados pelo jornalista Victor Ângelo. Segundo o autor, o título é uma homenagem ao dicionário Aurélio. Mas a família do já falecido professor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira dispensa a homenagem. "Eu acho engraçado isso. É homofobia sim. Está claro. Se fosse (dicionário) 'Mano Aurélio' eles aceitariam a homenagem?", questiona Victor Ângelo, apesar de o Grupo Positivo, que representa as obras Aurélio, argumentar que não se trata de preconceito.

"O Grupo Positivo se une à família e ratifica posição contrária à discriminação de qualquer ordem. Porém, a corporação sente-se no dever e na obrigação de proteger qualquer marca que lhe pertence", afirmou a editora por meio de nota.

Victor Ângelo deixa claro que o bem-humorado dicionário não tem a pretensão de ser politicamente correto. "Perderia a graça se fosse politicamente correto. O espírito é de um dicionário, mas também uma paródia de dicionário." 'Aurélia', publicada pela Editora do Bispo, também pesquisou expressões em países de língua portuguesa como Portugal, Angola e Moçambique. O jornalista conta que o projeto começou há dez anos, em um site de internet, como uma brincadeira.

Entre os verbetes, estão bofe que significa heterossexual ou homossexual ativo e penosa, "uma bicha que causa problemas". 'Aurélia' também mostra termos do bajubá, linguagem usada por travestis.

Fonte: TV Terra

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal...interessante este bem-humorado dicionário!!!
Sempre é muito bom passar por aqui.
bjão

Anônimo disse...

Legal...Interessante este bem-humorado dicionário.
Sempre é muito bom passar por aqui.
bjão