COMPRAR LIVRO DE LARA LUNNA

Clique aqui.

terça-feira, 18 de julho de 2006

MEU RETORNO E O CASO RICHTHOFEN

Após "meias férias" com a minha amada, estou de volta. Sim, o paraíso existe e está bem aqui, para quem se dispõe a entrar na aventura que é deixá-lo se revelar. Agradeço pelas visitas e pelos comentários. Ainda são poucos, mas valiosos.
Finalmente começou. O crime que mais destaque vem tendo na mídia nos últimos anos chega ao Tribunal do Júri. Para quem é da área, mais um caso prático de direito processual penal, com exemplos éticos e anti-éticos. Para os leigos, o balanço das opiniões ao sabor das marés do senso comum e das informações (muitas desprovidas de conteúdo técnico) que a imprensa divulga.
Sou da opinião que, mantida a ordem e o decoro inerentes ao meio, o julgamento deve ser transimitido inclusive pelas redes de televisão aberta, assim como as votações do Poder Legislativo em seus níveis também devem ser trasmitidas sem qualquer tipo de sigilo nos votos. Tudo no inteiro teor. Democracia se faz com transparência e educação. É cair e aprender. Um dia, se aprende a andar com as próprias pernas, com próteses ou sobre rodas, mas se aprende.
Feitas as devidas ressalvas, para divulgar o que se passa lá no Tribunal do Júri, estou postando notícias de uma das fontes abertas, disponíveis na internet.
Abraços,
Mina Blixen.
1º DIA DO JULGAMENTO DE SUZANE RICHTHOFEN E IRMÃOS CRAVINHO

FONTE: Notícias Terra ao Vivo
Obs: Leia de baixo para cima.
23h40 - Fim da transmissão - Você acompanhou o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos. Saiba mais sobre o assunto nas notícias do Terra.

23h39 - Direto do Fórum - O advogado dos irmãos Cravinhos, Adib Geraldo Jabur chamou Suzane de mentirosa ao final do depoimento da jovem. “Chega de mentir. Mentirosa, indigna”, disse. Ele afirmou que quer promover uma acareação entre ela e os Cravinhos para comprovar que ela faltou com a verdade.

23h34 - Ao vivo - O depoimento de Suzane foi encerrado. A sessão será retomada na manhã desta terça-feira, a partir das 10h.

23h14 - Ao vivo - Por recomendação de seus advogados, Suzane se recusou a responder às perguntas dos promotores do Ministério Público e dos advogados dos irmãos Cravinhos, segundo a Globonews.

23h11 - Para quem chegou agora - Você está acompanhando o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos. No momento, o julgamento está em recesso para que o júri possa descansar.

23h09 - Direto do Fórum - Daniel, além de maconha, ofereceu ecstasy a Suzane, em março de 2002, disse ela.

23h08 - Direto do Fórum - Suzane von Richthofen discordou do processo de reconstituição do crime e disse que não fez o sinal de positivo para que Daniel e Cristian cometessem o assassinato.

23h03 - Direto do Fórum - Suzane disse que em momento nenhum ameaçou o irmão e que ele sempre a visitou quando ela estava presa.

23h02 - Ao vivo - Suzane nega que seu pai, Manfred, tenha abusado sexualmente dela, como havia declarado Daniel Cravinhos, segundo a rádio Eldorado.

22h51 - Ao vivo - O julgamento é interrompido para que os jurados possam descansar por alguns minutos, segundo a rádio Eldorado.

22h50 - Direto do Fórum - "Se não fossem eles (Daniel e Cristian), estaria em casa com a minha família", disse Suzane deixando claro que não tem participação no crime.

22h27 - Direto do Fórum - Andréas Richthofen começou a fumar maconha por influência de Daniel Cravinhos, diz Suzane. Seu ex-namorado teria oferecido a droga para Andréas em janeiro de 2002.


22h11 - Direto do Fórum - Suzane afirmou que Cristian Cravinhos, irmão de seu ex-namorado, Daniel Cravinhos, era muito violento. Segundo a jovem, o ex-cunhado chegou a espancar a ex-namorada, quando ela estava grávida, para fazer com que ela perdesse a criança.

22h07 - Ao vivo - Suzane afirmou que Daniel indagava como seria bom se o casal vivesse sem os pais dela, segundo a Globonews.

22h00 - Direto do Fórum - Suzane contou que o ex-namorado chegou a dizer que o pai dela tinha uma amante. Ele teria visto Manfred sair de um motel com outra mulher. Suzane disse que, certo dia, ela e Daniel seguiram Manfred, mas não constaram nada. "Aquela pessoa maravilhosa não seria capaz de fazer isso", disse, referindo-se ao pai.

21h58 - Para quem chegou agora - Você está acompanhando o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos. No momento, Suzane presta seu depoimento.

21h46 - Direto do Fórum - Suzane afirmou que, por influência de Daniel, mentiu para sua mãe pela primeira vez. Ela disse a Marísia que iria viajar com os amigos, no entanto, estava indo viajar com Daniel. Quando a mãe dela descobriu a mentira, teria passado a controlar mais o namoro dos dois.

21h39 - Direto do Fórum - Suzane mencionou uma viagem em que os dois foram para a praia de Caraguatatuba, na virada do ano de 2000 para 2001. Segundo ela, Daniel levou muita droga com ele e fez com que ela consumisse exageradamente. "Eu não vi nem virar o ano de tão emaconhada que eu estava", disse a jovem.

21h26 - Ao vivo - Suzane von Richthofen afirmou que aceitava todas as "ordens" de Daniel, de quem ficou extremamente dependente, segundo a Jovem Pan.

21h19 - Direto do Fórum - "Nasci em uma família normal e bem estruturada", diz Suzane.

21h13 - Direto do Fórum - Suzane contrariou Daniel dizendo que perdeu a virgindade com ele. O ex-namorado contou que ela não era mais virgem quando começaram o relacionamento.

21h03 - Ao vivo - Suzane afirmou que sua mãe, Marísia, a alertava sobre Daniel, dizendo que para ele, Suzane era "a galinha dos ovos de ouro", segundo a rádio Eldorado.

20h58 - Ao vivo - Astrogildo Cravinhos, pai de Daniel e Cristian, saiu do tribunal no meio do depoimento de Suzane, parecendo estar contrariado, porém, logo voltou ao julgamento, segundo o Jornal Nacional.

20h54 - Ao vivo - "Nasci em uma família normal e bem estruturada", disse Suzane em seu depoimento, segundo o Jornal Nacional.

20h24 - Ao vivo - Suzane disse que contaria a história verdadeira. Ela afirmou que Daniel lhe ofereceu maconha e esta teria sido a primeira vez que usou drogas, segundo a rádio Eldorado.

20h11 - Para quem chegou agora - Você está acompanhando o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos. No momento, Suzane presta seu depoimento.

19h53 - Direto do Fórum - Começa o interrogatório de Suzane von Richthofen, última dos três acusados a depor.

19h41 - Direto do Fórum - Terminou o depoimento de Cristian Cravinhos, que durou 1 hora e 25 minutos. Agora, o tribunal fará um intervalo de 10 minutos e, em seguida, Suzane será ouvida.

19h39 - Direto do Fórum - Cristian Cravinhos também reforçou a tese do irmão dizendo que foi a própria Suzane quem planejou o crime.

19h34 - Direto do Fórum - De acordo com Cristian, antes de ir para a casa dos pais de Suzane, ela e Daniel foram buscá-lo de carro. Cristian disse que ela estava no carro, "fumando um cigarro de cravo, ouvindo Bob Marley, como se estivesse indo para a praia".

19h31 - Ao vivo - Cristian disse que teria assumido a responsabilidade por participação no assassinato do casal, pois tentava proteger o irmão, segundo a Jovem Pan.

19h27 - Ao vivo - De acordo com a Globonews, a promotoria avisou a Cristian que ele perdeu o direito à redução de sua pena, pois havia mentido no depoimento à polícia, ao afirmar ser o autor do assassinato de Marísia, mãe se Suzane. Hoje, Cristian disse que que não participou efetivamente do assassinato.

18h56 - Ao vivo - Cristian Cravinhos confirmou, em seu depoimento, a versão do irmão, de que não participou efetivamente do assassinato.

18h45 - Ao vivo - Cristian negou ter participado do assassinato, de acordo com a TV Bandeirantes. Ele disse que saiu em socorro do seu irmão porque sabia que ele e a namorada iam cometer o crime.

18h32 - Ao vivo - No início do interrogatório, Cristian respondeu perguntas de cunho pessoal. Muito nervoso, ele gaguejou e confundiu-se na hora de dizer a idade. Primeiro, disse que tinha 27, depois disse que tinha 30, de acordo com a rádio Bandeirantes.

18h24 - Ao vivo - O advogado de Suzane von Richthofen Mauro Otávio Nacif disse que o depoimento de Daniel Cravinhos foi "completamente furado" e que "só prejudicou ele". A afirmação foi feita em entrevista à rádio Jovem Pan.

18h13 - Direto do Fórum - Após uma pausa de 30 minutos, para descanso dos jurados, inicia o depoimento de Cristian Cravinhos.

18h10 - Para quem chegou agora - Você está acompanhando o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos. No momento, o julgamento foi interrompido. Em seu depoimento, Daniel se negou a responder às perguntas da defesa de Suzane.

18h03 - Ao vivo - O julgamento tem nova pausa, agora oficial, para descanso dos jurados.

17h58 - Para quem chegou agora - Você está acompanhando o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos.

17h44 - Ao vivo - "Eles (Daniel e Cristian) devem ter feito um acordo para que um tenha pena e o outro não", disse o advogado de Suzane Mário Sérgio de Oliveira à Rádio Bandeirantes.

17h41 - Ao vivo - Daniel não responde a perguntas da defesa de Suzane.

17h38 - Ao vivo - Em entrevista à Rádio Bandeirantes a promotoria afirmou que "os advogados de defesa já começaram a brigar entre si, o que é vantajoso".

17h30 - Ao vivo - O julgamento foi para um intervalo, para que uma das juradas fosse ao banheiro, segundo a Rádio Bandeirantes.

17h28 - Direto do Fórum - Daniel se negou a responder a pelo menos trinta perguntas do advogado de Suzane Mauro Otávio Nacif. O jovem seguiu orientações dos seus advogados, que alegaram que os questionamentos não tinham relação direta com o crime.

17h22 - Ao vivo - Daniel Cravinhos afirmou que não foi o primeiro namorado de Suzane, derrubando uma das teses da defesa. Irritado, Daniel parou de responder às perguntas feitas por Nacif, relacionadas a sexo, segundo a Jovem Pan.

17h05 - Ao vivo - O advogado Mauro Nacif perguntou a Daniel sobre seu relacionamento com Suzane. Daniel Cravinhos afirmou que Andreas, irmão de Suzane, também era usuário de maconha, segundo a Rádio Bandeirantes.

16h53 - Ao vivo - Respondendo à pergunta de uma jurada, Daniel afirmou que desferiu quatro golpes em cada uma das vítimas.

16h49 - Ao vivo - Daniel Cravinhos, ex-namorado de Suzane von Richthofen, afirmou que a jovem já usava drogas antes de conhecê-lo.

16h45 - Ao vivo - O interrogatório feito pelo promotor Roberto Tardelli chegou ao fim. No momento, jurados fazem perguntas a Daniel, em seguida os advogados de defesa iniciam o interrogatório, segundo a Jovem Pan.

16h42 - Ao vivo - Daniel disse que não era usuário freqüente de drogas e eventualmente, uma vez por semana, fazia uso de maconha. Em nenhum momento, as drogas atrapalharam seu desempenho nos campeonatos de aeromodelismo, segundo a Jovem Pan.

16h28 - Ao vivo - O promotor Roberto Tardelli está interrogando Daniel Cravinhos. Ele perguntou se Daniel tinha conhecimento sobre os objetos de valor que haviam na casa, segundo a Jovem Pan.

16h19 - Ao vivo - Daniel Cravinhos afirmou que Suzane indicou o local onde estavam as jóias e a arma de seu pai, Manfred, segundo a Rádio Bandeirantes.

16h09 - Ao vivo - Daniel Cravinhos disse que, após o crime, ficou nervoso e Suzane tentou acalmá-lo, dizendo que o crime já havia ocorrido e que no momento só precisariam que esperar pela herança, segundo a Rádio Bandeirantes.

16h05 - Ao vivo - Respondendo à pergunta de uma jurada, Daniel afirmou que desferiu quatro golpes em cada uma das vítimas.

16h01 - Ao vivo - Daniel também afirmou que o planejamento do crime foi feito todo por Suzane. Ele contou que quatro meses antes do assassinato, chegaram a testar uma arma no quarto dos pais dela, para ver se fazia barulho. Posteriormente, teriam mudado de idéia e planejado atacar o casal com bastões. Daniel revelou que, no início, não acreditou que o crime fosse mesmo ser levado adiante, mas, segundo ele, a idéia foi evoluindo.

15h53 - Ao vivo - "Espero que eles (Daniel e Cristian) sejam julgados hoje. Espero que isso acabe logo, Já não agüento mais", disse Astrogildo Carvinhos, pai de Cristian e Daniel, que acompanha o julgamento.

15h35 - Ao vivo - Daniel disse em seu depoimento que os pais de Suzane a tratavam com violência e que ambos os pais tinham amantes. O ex-namorado de Suzane ainda afirmou que a mãe dela, Marísia, seria homossexual, de acordo com a Jovem Pan.

15h31 - Ao vivo - Cristian teria tentado por diversas vezes convencer Daniel a desistir dos crimes, segundo a Rádio Bandeirantes.

15h28 - Ao vivo - Daniel afirmou que cometeu os dois assassinatos sozinho. Seu irmão, Cristian, teria ficado paralisado durante o crime, segundo a Rádio Bandeirantes.

15h19 - Ao vivo - Daniel Cravinhos, em seu depoimento, disse que Suzane planejava cometer o crime com uma arma de fogo que seu pai guardava em casa, de acordo com a Rádio Bandeirantes.

15h15 - Ao vivo - Daniel afirmou que Suzane havia revelado a ele que seu pai, Manfred, tentou violentá-la, segundo a Rádio Bandeirantes.

15h07 - Ao vivo - Daniel disse em seu depoimento que os pais de Suzane a tratavam com violência e que ambos os pais tinham amantes, segundo a Rádio Bandeirantes.

15h02 - Ao vivo - Astrogildo Cravinhos conversou com Andreas von Richthofen. O irmão de Suzane estava irritado, parecia contrariado, se o júri fosse remarcado, ele disse que não voltaria, segundo a Jovem Pan.

14h59 - Ao vivo - Enormes tapumes de madeira tapam a porta do Fórum para evitar que a imprensa acompanhe.

14h49 - Ao vivo - Daniel Cravinhos presta depoimento sobre o caso, segundo a rádio Jovem Pan. Suzane e Cristian não acompanham o interrogatório.

14h40 - Ao vivo - Será iniciado o interrogatório dos irmãos Cravinhos, em seguida, Suzane será interrogada. Portanto, não há mais possibilidade dos acusados serem julgados separadamente.

14h37 - Ao vivo - José William Machado de Souza é funcionário público e trabalha na Policia Federal, agente administrativo. Por isso Nacif, da defesa da Suzane, tentou barrá-lo. Porém, não conseguiu, pois só três jurados podem ser barrados sem apresentar argumentação.

14h34 - Ao vivo - Maria Tereza de Souza Xavier Silva, Maria Lúcia Almeida Santos e Marcelo Trevisoli foram sorteados, mas a defesa da Suzane não os aceitou, o Ministério Público também não aceitou. Por isso, eles não participam do fórum.

14h32 - Ao vivo - Já foi escolhido o júri, formado por quatro homens e três mulheres: Luis Soares de Matos, Maria Regina Alexandre, Dimas Mariano de Souza, Dionísio José da Cruz, Cleide Claris, Iolanda de Oliveira Toledo e José William Machado de Souza.

14h27 - Ao vivo - Está sendo realizado neste momento o sorteio dos jurados.

14h25 - Ao vivo - Minutos antes do início, o ex-tutor e ex-advogado de Suzane, Denivaldo Barni, deu um beijo na face da jovem, que veste moletom azul, calça cáqui e botas - mesmas roupas usadas no centro de detenção.

14h21 - Ao vivo - Os três estão sentados lado a lado, Daniel está no meio, Suzane à direita e Christian à esquerda. Ambos estão algemados.

14h11 - Ao vivo - O julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmão Daniel e Christian Cravinhos começou às 14h05 da tarde de hoje.

14h03 - Ao vivo - O advogado de Suzane disse que espera por juradas mulheres, já que essas entendem melhor um relacionamento. Para ele, as mulheres entenderão que a jovem foi coagida por Daniel Cravinhos.

13h49 - Ao vivo - Há uma fila de pessoas que aguardam para entrar no plenário para o julgamento de Suzane.

13h44 - Ao vivo - Mais cedo, Nacif disse que fará de tudo para que o julgamento de Suzane seja separado dos irmãos Cravinhos. O advogado chegou a fazer uma comparação com a Copa do Mundo. "Eu vou insistir. Eu sou o Felipão e não o Parreira".

13h38 - Ao vivo - O advogado de Suzane Von Richthofen, Mauro Otávio Nacif, afirmou hoje, antes do julgamento, que a jovem não responderá as perguntas da Promotoria.

Nenhum comentário: